Otimização de QVDs

Neste post vou tentar explicar como funciona as cargas de QVDs otimizados e o que você pode alterar em seu escript para utilizar este recurso.

A carga de QVDs otimizados podem ser até 100x mais rápida do que a de um QVD não otimizado, isso acontece pelo fato da compressão que existe nos arquivos com o formato QVD, quando realizamos cargas otimizadas este formato de compressão é carregado diretamente do disco para a memória, o que não acontece em cargas não otimizadas.

Isto acontece porque algumas operações necessitam que o arquivo QVD seja descomprimido para que seja possível realizar modificações em seus dados e depois realizar o processo de compressão novamente, este processo faz com que o processo de carregamento fique notavelmente mais lento em relação a cargas otimizadas.

Operações como adição de novos campos, carregamento de campos modificados, campos duplicados, realização de joins em tabelas pré existente e a maioria das condições WHERE fazem com que o seu QVD não tenha um carregamento otimizado dos dados. Operações como renomeação de campos e atilização da clausula EXISTS não afetam negativamente no carregamento otimizado.

Olhando assim parece ser muito limitado os casos que podemos executar carregamentos otimizados, já que a maioria das operações realizadas impossibilitam este tipo de otimização, portanto sempre que possível realize estar operações não no momento de carregamento de seus QVDs, mas na hora que estiver construindo os mesmos.

Em alguns casos o processo de desenvolvimento  necessário para criar QVDs otimizados podem não compensar o tempo ganho em performasse e lembre-se que arquivos QVDs mesmo não otimizados são mais rápidos que qualquer outro fonte de dados.

from Jive Syndication Feed https://community.qlik.com/groups/qlikview-brasil/blog/2017/05/16/otimiza%C3%A7%C3%A3o-de-qvds

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s